09/12/2014 12:19

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária

Curso de Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável com base na Agroecologia (Residência Agrária)

SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO/EDUCACIÓN RURAL NOS PAÍSES DO MERCOSUL E EM CUBA27 E 28 DE NOVEMBRO DE 2014, FLORIANÓPOLIS – SANTA CATARINA –BRASIL
LOCAL: Sala 505 do EFI (Espaço Físico Integrado) da UFSC no Campus Reitor João David Ferreira Lima, Bairro TrindadeParticipação Livre e Gratuita – Informações no e-mail esp-ecdsa@contato.ufsc.br – Certificado de 10 horas

PROGRAMAÇÃO 27 DE NOVEMBRO – QUINTA-FEIRA 28 DE NOVEMBRO – SEXTA-FEIRA
TARDE 15:30 às 16:00Abertura16:00 às 17:30Conferência de Abertura: A Educação para além do Capital na cidade e no campoProfa. Dra. Célia Regina Vendramini (UFSC)Prof. Dr. Mauro Titton (UFSC) 14:00 às 17:30Mesa 02: O sistema cubano de educação: organização e fundamentosProf. Dr. Juan Silvio Cabrera Albert (UPR/Cuba)
NOITE 18:30 às 21:00Mesa 01: A Educação do Campo/Educación Rural nos países do Mercosul: relatos e debates atuaisProfa. Dra. María del Carmen Lorenzatti(UNC/Argentina) – Coordenadora do Projeto PASEMProf. Dra. Adriana D’Agostini (UFSC/Brasil)Representantes a confirmar das instituições convidadas:Institutos de Formación Docente argentinos: Escuela Normal Superior Dr. Alejandro Carbó, de Córdoba e Escuela Normal Sup. Dalmacio Vélez Sársfield, de Villa Dolores, pcia. de Córdoba; da Universidad Nacional de Villa María, e da Universidad de Rio Cuarto;  do Uruguai, da Universidad de la República- UDELAR, e do Instituto de Formación Docente de Canelones “Juan Amós Comenio”; e do Paraguai, doInstituto Superior de Educación Dr. Raúl Peña  18:30 às 20:30Mesa de Encerramento:Proposições superadoras: a Educação do Campo no contexto das lutas sociaisProfa. Dra. Sandra Luciana Dalmagro (UFSC)Profa. Esp. Fabiana Fátima Cherobin (MST)
Realização: RESIDÊNCIA AGRÁRIA (PRONERA/CED/UFSC)Núcleo de Estudos sobre as Transformações do Mundo do Trabalho – TMTRed Universidad Nacional de Córdoba (UNC) del Programa Apoyo al Sector Educativo del Mercosur (PASEM)
Apoio:         CNPq / INCRA

Clique em SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO para ver o folder.