Grupo de Estudos 2016.1

CRONOGRAMA DE TRABALHO 2016.1

Temática: Pressupostos e método para analisar a relaçãoJovens,Escola e Trabalho

Objetivo: discutir, criticar e construir uma referência teórica sobre a relação dos jovens com a escola, com o trabalho na atualidade.

Cronograma:

4/3 –coordenadora:  Celia e Adriana

1. CARDOSO. Ciro Flamarion, No Limiar do Século XXI. Revista Tempo. Departamento de História da UFF. Rio de Janeiro: Relume Dumará. Vol 1, nº2, 1996, p.7-30. (por e-mail e xerox)
  2. Ajustes do planejamento do semestre.
  3. Planejamento da Jornada da reforma agrária – em abril

18/3 – Coordenador: Mauro

1. MARX. Karl, Sobre a questão judaica. SP: Boitempo. 2010. p.33-73
  2. Apresentação de cada tema de pesquisa dos integrantes do grupo.
  3. Planejamento da atividade dos 20 anos do TMT.

01/4 – Coordenadora:  Adriana e Mestrandos  turma 2015.

1. RUMMERT, Sônia Maria; ALGEBAILE, Eveline; VENTURA, Jaqueline. Educação e formação humana no cenário de integração subalterna no capital-imperialismo. In: SILVA, Mariléia Maria da; QUARTIERO, Elisa Maria; EVANGELISTA, Olinda (organizadoras). Jovens, trabalho e educação: a conexão subalterna de formação para o capital. Campinas: Mercado das Letras, 2012, p.15-70.

15/4 – Coordenadora: Celia

1) FORACCHI, M.A. A juventude na sociedade moderna. São Paulo: Pioneira, 1977. (ler: introdução do Dossiê no marxist21 e primeira parte do livro: p. 11-53)

29/4 – Coordenadora: Celia

2) Projeto de doutorado da Joana Vaz

13/5 – Coordenador: Sandra

1. FORACCHI, M.A. O estudante e a transformação da sociedade brasileira. São Paulo: Companhia Editorial Nacional, 1977. (ler p. 123-152, 214-219, 295-304)

27/5 – Coordenador: Adri e Rafa

1) IN: LEIVA, Ana Isabel Peñate. Realidad de la juventud cubana em el siglo XXI. Havana: Ed. De Ciencias Sociales. 2013.

2) REIS, Bruno Márcio de Castro. Juventude e Ensino Médio: Pensando a escola e os projetos de vida. Revista do Instituto de Ciências Humanas, v.7, n.8, p.61-66, ago-dez. 2012.

3) Aperfeiçoar os conceitos a serem utilizados pelo grupo a partir dos últimos textos

10/6 – Coordenador: Luciana

1) SILVA, Mariléia Maria da. Entre “plano b” e “saídas de emergência”: percursos e expectativas profissionais de jovens trabalhadores/as. IN: Revista Trabalho Necessário, ano 13, número 21. RJ: UFF 2015. Disponível em:

http://www.uff.br/trabalhonecessario/images/TN_21/6_Artigo.pdf acesso em: 29/2/2016

2) RAITZ, Tânia Regina; PETTERS, Luciane Carmem Figueredo. Jovens e os desafios enfrentados na atualidade: trabalho, educação e família. acesso: http://www.abrapso.org.br/siteprincipal/anexos/AnaisXIVENA/conteudo/pdf/trab_completo_17.pdf  em: 29/02/2016.

OBS: Convidada especial para o debate e para trocarmos dados de pesquisa – Marileia

24/6 – Coordenadores: Mauro

1) FRIGOTTO, Gaudêncio. Juventude, trabalho e educação no Brasil. IN: NOVAES, Regina; Vannuchi, Paulo (org.). Juventude e Sociedade: Trabalho, Educação, Cultura e Participação. SP: Perseu Abramo, 2004.

2) POCHMANN, Marcio. Juventude em busca de novos caminhos no Brasil. IN: NOVAES, Regina; Vannuchi, Paulo (org.). Juventude e Sociedade: Trabalho, Educação, Cultura e Participação. SP: Perseu Abramo, 2004.

08/7 – Coordenador:  Adriana

Síntese e avaliação do semestre. Planejamento do próximo semestre.

Festa

OBS: nas sextas-feiras intermediárias estaremos em reunião de trabalho da pesquisa “Juventude Pobre e escolarização: relações com a escola e a cultura em territórios de precariedade”

Demais Atividades:

Abril – Jornada da reforma Agrária

Maio – Seminário de 20 anos do TMT – Articular todas as atividades e fazer uma especial – 20 anos de TMT – 1996-2016. Sugestão: exposição das fotos: trabalho e Trabalho Infantil, dos livros, das pesquisas atuais. Encontro de todos os membros que já foram e são do TMT para apresentarmos memorial dos 20 anos do TMT e homenagear as fundadoras Bernardete e Edna.
Julho – Seminário da Pesquisa com as Escolas

Bibliografia Complementar:

1) PERROT, Michele. A Juventude Operária: da oficina à  fábrica. IN: LEVI, G.; SCHMITT, J.C. História de Jovens. SP: Companhia das Letras, 1996.

Tema: Violência Juventude e Escola

Abramovay, Miriam Violências nas escolas/ Miriam Abramovay et alii. ñ BrasÌlia : UNESCO Brasil, REDE PIT£GORAS, CoordenaÁ„o DST/AIDS do MinistÈrio da Sa˙de, a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos do MinistÈrio da JustiÁa, CNPq, Instituto Ayrton Senna, UNAIDS, Banco Mundial, USAID, FundaÁ„o Ford, CONSED, UNDIME, 2002.

LEAL, Maria Cristina; ZALUAR, Alba. Violência extra e intramuros. IN: Revista Brasileira de Ciências Sociais – RBCS, vol. 16, nº45, Fev/2001.

NJAINE, Kathie; MYNAYO, Maria Cecília de Souza. Violência na escola: identificando pistas para a prevenção. Relatório de pesquisa, 2003.