Artigos dos membros do Núcleo

4.
 VENDRAMINI, C. R.. Cursos universitários para jovens trabalhadores e militantes: uma análise a partir da crítica de Thompson à oposição entre educação e experiência. Historia & Perspectivas (UFU), v. Especial, p. 331-352, 2014.
9.
 VENDRAMINI, C. R.;  DANTAS, J.. Contradições em torno da relação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz com o terceiro setor: desafios políticos e pedagógicos. Revista Pedagógica (Unochapecó. Impresso), v. 2, p. 37-74, 2012.
10.
 AZEVEDO, C.B. ; VENDRAMINI, C. R. ; GARCIA, F.M.S.P. . A escola e a vida no campo e na cidade. Revista Pedagógica (Unochapecó. Impresso), v. 2, p. 133-154, 2012.
14.
 VENDRAMINI, C. R.. Entrevista. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Impresso), v. 4, p. 309-313, 2009.
26.
 AUED, B. W. ; VENDRAMINI, C. R. ; FIOD, E. G. M. ; SHIROMA, E. O. . Trabalho e educação no PPGE/UFSC: trajetória e perspectivas. Educação em Revista (UFMG), Belo Horizonte, n.33, p. 171-183, 2001.

 

5.
ESCOBAR, M.O. ; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke ; D`AGOSTINI, A. ; Casagrande N. ; LACKS, S. ; Albuquerque, J. ; Rodrigues, R.C.F. . Oficina de construção de conhecimentos sobre cultura corporal em movimentos de luta social da classe trabalhadora do campo no Brasil. Ágora para la Educación Física y el Deporte, v. 6, p. 19-42, 2008.

6.
TAFFAREL, Celi Nelza Zülke ; D`AGOSTINI, A. ; FIGUEIREDO, E. S. A. ; ESCOBAR, M.O. ; CARVALHO, M. . Licenciatura em educação do campo: reinvindicação dos movimentos sociais de luta e um desafios para a universidade. Revista de Educação Popular, v. 06, p. 06/2007, 2007.

8.
 D`AGOSTINI, A.; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke ; TEIXEIRA, D. R. ; TITTON, M. ; TRANZILO, P. J. R. . FORMAÇÃO DE MILITANTES CULTURAIS E ALTERNATIVAS DE DESENVOLVIMENTO DA CULTURA CORPORAL, ESPORTE E LAZER EM ÁREAS DE REFORMA AGRÁRIA.. http://www.faced.ufba.br/rascunho_digital/, Salvador-BA, v. 01, p. 03, 2006.
9.
 D`AGOSTINI, A.; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke ; TITTON, M. ; SANTOS JUNIOR, C. L. . DIRETRIZ CURRICULAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A CIDADE E O CAMPO. http://www.faced.ufba.br/rascunho_digital/, Salvador-BA, 2006.
10.
 TAFFAREL, Celi Nelza Zülke ; TEIXEIRA, D. R. ; TITTON, M. ; TRANZILO, P. J. R. ; D`AGOSTINI, A. . Formação de Militantes Culturais e alternativas de desenvolvimento da Cultura Corporal, Esporte e Lazer em Áreas de Reforma Agrária. Licere (Belo Horizonte. Impresso), v. 9, p. 09-23, 2006.
11.
  TAFFAREL, Celi Nelza Zülke ; D`AGOSTINI, A. ; SANTOS JUNIOR, C. L. ; TITTON, M. ; Casagrande N. ; LACKS, S. ; CARVALHO, M. . Formação de Professores de Educação Física para a Cidade e o Campo. Pensar a Prática (UFG), v. 9, p. 153-179, 2006.
12.
 TAFFAREL, Celi Nelza Zülke ; D`AGOSTINI, A. ; SANTOS JUNIOR, C. L. ; TITTON, M. ; Casagrande N. ; CARVALHO, M. ; LACKS, S. . Uma Proposição de diretrizes curricular para a formação de professores de Educação Física. Presente! (Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica), v. 14, p. 41-46, 2006.
13.
 TITTON, M. ; D`AGOSTINI, A. ; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke ; TRANZILO, P. J. R. ; Teixeira, d.r. . FORMAÇÃO DE MILITANTES CULTURAIS E ALTERNATIVAS DE DESENVOLVIMENTO DA CULTURA CORPORAL, ESPORTE E LAZER EM ÁREAS DE REFORMA AGRÁRIA. Licere (Belo Horizonte), v. 9, p. 9-23, 2006.
14.
 TITTON, M. ; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke ; LACKS, S. ; SANTOS JÚNIOR, C.L. ; CARVALHO, M. ; D`AGOSTINI, A. ; CASAGRANDE, N. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A CIDADE E O CAMPO. Pensar a Prática (UFG), v. 9, p. 153-179, 2006.
15.
 TITTON, M. ; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke ; LACKS, S. ; SANTOS JÚNIOR, C.L. ; CARVALHO, M. ; D`AGOSTINI, A. ; CASAGRANDE, N. . UMA PROPOSIÇÃO DE DIRETRIZ CURRICULAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista de Educação CEAP, v. 53, p. 40-46, 2006.
16.
 D`AGOSTINI, A.; TEIXEIRA, D. R. ; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke . Cultura Corporal e território: uma contribuição ao debate sobre reconceptualização curricular. Motrivivência, v. 25, p. 17-35, 2005.
17.
 D`AGOSTINI, A.; SAGRILLO, D. R. ; SOUZA, M. S. . A Construcao do Conhecimento na Perspectiva Materialista Historica e Dialetica. Simposio Nacional de Educacao Fisisca, Pelotas – RS, v. 01, n.01, p. 83-87, 2002.
18.
 D`AGOSTINI, A.; ILHA, Paula Mercedes Vilanova ; PETROSKI, Edio Luiz . Niveis de composicao corporal e gasto calorico em adolescentes do primeiro ano do ensino medio do colegio policial militar. Simpósio (ASTE), Pelotas-RS, v. 1, n.1, p. 20-24, 2002.
19.
 D`AGOSTINI, A.; TREVISOL, A. V. ; SAGRILLO, D. R. ; SANTIN, F. ; SOUZA, M. S. ; TITTON, M. ; MESSIAS, M. I. C. . Politicas Publicas de Esporte: a relação estabelecida entre construção e apropriação do conhecimento e a construção e apropriação da pratica social. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 01, p. 123-124, 2001.
20.
 D`AGOSTINI, A.; MESSIAS, M. I. C. ; TITTON, M. ; SAGRILLO, D. R. ; PREICHARDT, V. ; SOUZA, M. S. ; BAECKER, I. M. . Criança Cidadã: Um Projeto na Perspectiva Crítico-Dialético. Revista do IEEE América Latina, Pelotas – RS, v. 1, n.1, p. 137-142, 1999.
21.
 D`AGOSTINI, A.; MESSIAS, M. I. C. ; CECCO, L. H. ; BAECKER, I. M. . Capoeira Como Fonte Educacional. Produção dos Acadêmicos do Centro de Educação Fisica da Ufsm, Santa Maria/RS, v. 1, n.1, p. 21-22, 1998.
22.
 D`AGOSTINI, A.; MESSIAS, M. I. C. ; CECCO, L. H. ; BAECKER, I. M. . Possibilidade de Construção Coletiva na Aula de Capoeira. Produção dos Acadêmicos do Centro de Educação Fisica da Ufsm, Santa Maria / RS, v. 1, n.1, p. 52-53, 1998.
2.
ARAUJO, A. M. A. ; MARCASSA, L. P. ; FILMIANO, G. M. M. . O ensino da capoeira nos anos iniciais na educação física escolar. Cadernos de Formação RBCE, v. 4, p. 1-23, 2013.

5.
BRASILEIRO, L. T. ; MARCASSA, L. P. . Linguagens do corpo: dimensões expressivas e possibilidades educativas da ginástica e da dança. Pro-Posições (Unicamp), v. 19, p. 195-207, 2008.

6.
MARCASSA, L. P.. A origem da família, da propriedade privada e do Estado – Friedrich Engels [Resenha]. Revista de Educação (Itatiba), v. 9, p. 85-90, 2006.