Grupo de Estudo 2015.1

Temática: Jovens, Escola, Trabalho e vida social

CRONOGRAMA DE TRABALHO 2015.1

Objetivo: discutir, criticar e construir uma referência teórica sobre a relação dos jovens com a escola, com o trabalho e a vida social na atualidade.

Cronograma:

13/3coordenadoras: Adriana e Célia

1)      NETO, José Paulo. Os desafios epistemológicos e metodológicos da pesquisa histórica. Conferência proferida na Universidade Federal de Sergipe em 2002. (xerox)

2)      Exposição do tema, problema e andamento da pesquisa de cada membro do grupo. (todos são responsáveis)

3)      Ajustes do planejamento do semestre.

27/3 – Coordenadora:  Luciana

1)      GUIMARÃES, Eloisa. Escola, galeras e narcotráfico. Editora da UFRJ, 1998, (p.113-149; 199-230)

2)       CORDEIRO, Denise. Juventude nas sombras: escola, trabalho e moradia em territórios de precariedade. Lamparina, 2009. (p. 101-156)

10/4 – Coordenador: Claudia e Thelmely

1)      Capítulo da qualificação da Claudia: Segurança Alimentar e Soberania Alimentar: Convergências e Divergências.

2)      Capítulo da qualificação da Thelmely

24/4 – Coordenador: Soraya Franzoni

1)      FORACCHI, M.A. O estudante e a transformação da sociedade. IN: FORACCHI, M.A. A juventude na sociedade moderna. São Paulo: Pioneira, 1977

2)      Trabalho de alguém do grupo

08/5 – Coordenador: Mauro

1)      LENINE. A juventude e a revolução. Lisboa: Ed. Iniciativas, 1975.

2)      TROTSKI, L. A luta contra a juventude. In: BRITO, Sulamita. Sociologia da Juventude IV: Os movimentos juvenis. RJ: Zahar 1968. (p.11-39)

22/5 – Coordenador: Sandra

1)      ENGUITA, Mariano F. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Artes Médicas, 1989. (capítulos 4, 5, 6, 7 em definição)

2)      Relatório de Pesquisa da Sandra.

12/6 – Coordenador: Jeferson

1)      ALGEBAILE, Eveline. Escola pública e pobreza: a ampliação para menos. Lamparina, 2009.

2)      Resenha do Jeferson sobre o texto: O precariado, a nova classe perigosa”, do economista britânico, Guy Standing

26/6 – Coordenador: Celia

1)      PONCE, Anibal. Educação e luta de classes. 17.ed. Cortez Editora, 2000. (Sugiro os capítulos VII e VIII, p.153-182) – (sujeito a alteração)

2)      Trabalho de alguém do grupo

10/7 – Coordenador:  Adriana

Síntese e avaliação do semestre. Planejamento do próximo semestre.

Festa

OBS: nas sextas-feiras intermediárias estaremos em reunião de trabalho da pesquisa “Juventude Pobre e escolarização: relações com a escola e a cultura em territórios de precariedade”