Teses de Doutorado

ANHAIA, Edson Marcos. Formação de professores: realidade, contradições e possibilidades do curso de Licenciatura em Educação do Campo / UFFS – Campus Laranjeiras do Sul – 2012 a 2017. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina.Orientador: Adriana D’Agostini. Coorientador: Célia Regina Vendramini.

AUED, Bernardete Wrublevski. Questão agrária: dilemas e paradoxos no acender das luzes do século XXI. Tese apresentada ao programa de pós-graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 1990.

BAHNIUK, Caroline. Experiências escolares e estratégia política: da pedagogia socialista à atualidade do MST. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Célia Regina Vendramini.

BASTOS Elide Rugai. Gilberto Freyre e a formação da sociedade brasileira. Tese apresentada ao programa de pós-graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Octavio Ianni. São Paulo, 1986.

BIANCHETTI, Lucídio. Da chave de fenda ao laptop: um estudo sobre as qualificações dos trabalhadores na Telecomunicações de Santa Catarina (TELESC). Tese apresentada ao programa de pós-graduação em História e Filosofia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Celso João Ferreti. São Paulo, 1998.

BOTH, Vilmar José. A política de formação da CNTE em face aos desafios da luta de classes. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Célia Regina Vendramini.

BRINHOSA, Mario César. O projeto tecnoburocrático para o Brasil: 1964-1979: ação da intelligentsia brasileira no planejamento de políticas públicas e a questão agrária. Tese apresentada ao Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Orientadora: Zilda Márcia Grícoli Iokoi. São Paulo, 2002.

CAMARGO, Aspásia Alcântara. Brèsil Nord-Est: mouvements paysans et crise populiste. Thèse pour le Doctorat du 3eme Cycle. Université de Paris. Directeur d´études: Alain Touraine. École Pratique des Hautes Études. Centre d´Études des mouvements sociaux. 1974

CASTELLS, Alicia N. Gonzáles. A Criatividade dos Sem-Terra na construção do habitat. um olhar etnográfico sobre a dimensão espacial do MST. Tese apresentada ao programa de pós-graduação interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Julia Silvia Guivant. Florianópolis, 2001.

CHEROBIN, Fabiana Fátima Cherobin. Os cursos de nível médio em áreas de reforma agrária: limites e possibilidades na formação dos jovens. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Adriana D’Agostini.

CONDE, Soraya Franzoni. A escola e a exploração do trabalho infantil na fumicultura catarinense. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Célia Regina Vendramini.

CRUZ, Amália Catharina Santos. Vida de retirante: a migração de trabalhadores baianos na EJA de Florianópolis/SC no início do século XXI. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Célia Regina Vendramini.

DALMAGRO, Sandra Luciana. A escola no contexto das lutas do MST. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Célia Regina Vendramini.

DANTAS, Jeferson Silveira. Espaços coletivos de esperança: a experiência política e pedagógica da Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz em Florianópolis/SC. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Célia Regina Vendramini.

FALKEMBACH, Elza Maria Fonseca. Socialização e individuação: sujeitos em movimento. Tese apresentada ao programa de Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas do Centro de Filosofia e Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Selvino J. Assmann. Florianópolis, 2002.

GASPARIN, João Luiz. Comênio ou da arte universal de ensinar tudo a todos totalmente. Tese apresentada ao departamento de educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientadora: Mirian Jorge Warde. São Paulo, 1992.

GIRON, Loraine Slomp. As sombras do littorio. O fascismo na região colonial italiana do Rio Grande do Sul. Tese apresentada ao programa de Estudos pós-graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 1989.

HOYOS, Claudia Janet Cataño. Trabalhadores livres como pássaros: reprodução social da subsistencia no contexto da expropriação contêmporanea na America Latina. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Célia Regina Vendramini.

JANATA, Natacha Eugênia. Juventude que ousa lutar!? trabalho, educação e militância de jovens assentados do MST. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Célia Regina Vendramini.

KATAOKA, Emyly Kathyury. O ideário democrático e popular na educação: um inventário crítico. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luciana Pedrosa Marcassa.

KIRCHHOF, Ana Lúcia Cardoso. Tendências temáticas sobre a relação trabalho e saúde: a contribuição dos estudos acadêmicos brasileiros (1990 – 1994). Tese apresentada ao programa de pós-graduação em enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Luzinete Simões Minella. Florianópolis, 1997.

KOMINKIEWICZ, Vagner Luiz. Radicalização do projeto educacional do Capital: a reforma do EM e a BNCC direcionando a formação de jovens trabalhadores. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. Orientador: Adriana D’Agostini.

MAROCHI, Ana. O programa Bolsa Família como pater-política. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Soraya Franzoni Conde.

NAGEL, Lizia Helena. Quando o conteúdo vai além da frase. Tese apresentada ao programa de pós-graduação em Filosofia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 1986.

NOGARA, Gilberto Jr. A Reforma Do Ensino Médio (Lei Nº 13.415/2017) no contexto das contrarreformas sa educação no Brasil. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Adriana D’Agostini.

OLIVEIRA, Adélia Doraci. As múltiplas determinações da exoneração no serviço público (Prefeitura Municipal de Florianópolis (2000-2010). 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, FUNDES. Orientador: Célia Regina Vendramini.

PRETTO, Nelson de Luca. A Universidade e o Mundo da Comunicação. Análise das Práticas Audiovisuais das Universidades Brasileiras. Tese apresentada ao Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1994.

QUINTEIRO, Jucirema. Infância e escola: uma relação marcada por preconceitos. Tese apresentada ao curso de Ciêncas Sociais Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Orientadora: Neusa M. Mendes de Gusmão. Campinas, 2000.

RATEKE, Deise. As contradições em torno do acesso e da permanência de estudantes da classe trabalhadora por meio da implementação da Lei de Cotas nos cursos de Ensino Médio Técnico Integrado do IFSC – campus Florianópolis. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Célia Regina Vendramini.

REGO, Thelmely Torres. Formação em agroecologia: Programa do Contestado da AS-PTA. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Célia Regina Vendramini.

SANTOS, Cleito Pereira. Dinheiro, trabalho e as tecnologias de informação e da comunicação: um estudo sobre controle, disciplina e hierarquia na empresa bancária. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Sociologia Política) – Universidade Federal de Santa Catarina, Fundação Ford – International Fellowships Program. Coorientador: Nise Maria Tavares Jinkings.

SAPELLI, Marlene. Escola do campo – espaço de disputa e de contradição: análise da proposta pedagógica das escolas itinerantes do Paraná e do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Célia Regina Vendramini.

SILVA, Ana Paula. Crianças haitianas, cultura e educação em Santa Catarina. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Soraya Franzoni Conde.

SILVA, José Carlos. Reestruturação no setor bancário: trabalho e resistência no processo de privatização do BESC. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado em Sociologia Política) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Nise Maria Tavares Jinkings.

SILVA, Josué Pereira. Alienation, work and utopia: a study of the thought of André Gorz. Submitted to The Graduate Faculty of Political and Social Science of the New School for Social Research in partial fulfillment of the requirements for the degree of Doctor of Philosophy. February, 1993.

SOARES, Paulo de Tarso Presgrave Leite. Um estudo sobre Lênin e as defesas da Reforma Agrária no Brasil. Tese apresentada ao departamento de economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1992.

SOUSA, Iracema Soares. Tempo livre com lazer do trabalhador e a promessa de felicidade. Tese apresentada ao curso de pós-graduação Doutorado em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientadora: Maria de Lourdes Manzini Covre. São Paulo, 2002.

TRINDADE Glademir Alves. O processo de formação científico-tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Pato Branco – a partir da relação trabalho, educação e tecnologia. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Célia Regina Vendramini.

VAZ, Joana D’Arc. A educação profissional no contexto das relações de cooperação entre Brasil e Moçambique: o protagonismo de empresas brasileiras. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Adriana D’Agostini.

VIELLA, Maria dos Anjos Lopes. Fetichismo da infância e do trabalho nos mapas do trabalho infantil. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Célia Regina Vendramini.